terça-feira, 30 de junho de 2009

MESMO SEM TER CERTEZA, VATICANO ANUNCIA DESCOBERTA DO TÚMULO DE PAULO

O Vaticano anunciou ontem a descoberta de um sarcófago encontrado sob a Basílica de São Paulo Extramuros, sobre o qual garantiu que contém os restos do apóstolo, apesar de ter especificado que, por enquanto, não será aberto, o que deixa seu conteúdo em meio ao mistério.
A Santa Sé convocou ontem uma entrevista coletiva para apresentar a descoberta, de grande valor arqueológico, mas também para a tradição cristã, pois a basílica romana de São Paulo Extramuros foi erguida onde acreditava-se que o apóstolo estava enterrado, porém sem nenhuma prova indubitável até agora.
“Não há nenhuma dúvida de que o sarcófago encontrado sob a basílica de São Paulo é do apóstolo”, disse ontem o arcipreste do templo, o cardeal Andrea Lanza di Montezemolo.
Em 2005, enquanto realizavam outras tarefas de escavação sob a basílica, um grupo de arqueólogos encontrou o sarcófago e desde então foi anunciado que poderia conter os restos de São Paulo.
Há dois meses, os arqueólogos - comandados por Giorgio Filippi, especialista dos museus vaticanos - trouxeram finalmente à luz o sarcófago com as relíquias de São Paulo, que tinha ficado enterrado sob as camadas das diversas basílicas e edificações que durante anos foram se sobrepondo umas sobre as outras.
A descoberta veio após escavar, entre o altar maior e o de São Timóteo, uma pequena cavidade para não danificar o presbitério, e depois continuou por um pequeno túnel até chegar ao sarcófago.
Sobre o sepulcro que contém o sarcófago é possível ler a inscrição em latim “Paulo Apostolo Mart” (Pablo, apóstolo e mártir).
Fonte: Último Segundo / GazetawebExtraído: O Verbo

Um comentário: