segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Para pensar e opinar


De onde vem tanta infelicidade?
A
Por Jose Luiz Tejon
A
Michael Jackson morreu e vivia infeliz. Farrah Fawcett que já foi a mulher mais bela do mundo, faleceu, e vivia infeliz. Fred Mercury a voz mais espetacular dos últimos tempos, vivia infeliz. Recentemente, uma revista alemã revelou que Gisele Bundchen, a top-model mais rica e bela do planeta, estava muito infeliz, e nada garante que isso tenha mudado. Por que os símbolos e ídolos ficam famosos, ricos, são bonitos, fortes e poderosos, mas, registram uma trilha de desgraças e conseguem transformar a virtude de um forte talento, de uma vocação, de um brilho de um inegável “dom” em uma auto-destruição? E os não famosos, não ricos, não poderosos, as não belas e os não bonitos? Esses costumam sofrer porque querem ser como os primeiros: ricos, belos, famosos e poderosos, para então desdenhar disso tudo e sofrer por outros motivos. Seriam, talvez considerados “mais sofisticados”. Mas... onde anda a "gente feliz"? Elas existem?
A babosa é uma planta amarga, mas de uma importância medicinal extraordinária. A babosa poderia não querer ser babosa. Poderia preferir a beleza dos lírios e ter o perfume das rosas. E se assim pensasse seria infeliz. Mas se ela souber como é preciosa e útil, não perderia em felicidade para ninguém. O filósofo Bertrand Russel disse que felicidade existe, quando superamos a nós mesmos, como foco e centro da vida. Quando nossa vida é consciente de estar a serviço de causas maiores. É isso aí. Talvez nossos ídolos se esqueçam das missões superiores e morram traídos pela auto-ilusão, dominados pelo auto-engano.

(Jose Luiz Tejon é Mestre em educação e cultura pela Universidade Mackenzie. Professor de pós graduação da FGV e ESPM de São Paulo e autor de 12 livros entre eles, A Grande Virada, publicado pela editora Gente.)

Gostaria muito que você comentasse o texto do Professor José Luiz Tejon e desse sua opinião sobre a pergunta: "De onde vem tanta infelicidade?"

4 comentários:

  1. Caro Oliveira.
    Isso acontece sempre que o astro não saiba separar, as duas pessoas dentro de sí, o astro do ser humano. O Pelé é feliz porque soube separar o Pelé, astro rei do futebol, do Edson Arantes do Nascimento, o ser humano. Ele deu esta definição e acredito nela. O astro funde sua cuca, porque não sabe separar um do outro, o astro máquina robotizado, e o ser humano com limites.

    ResponderExcluir
  2. Caro Olieira.
    Esqueci de assinar. O anônimo sou eu, o LINEU TOMASS. UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  3. A felicidade está intimamente ligada à alegria. Quando somos jovens, pensamos que alegria é ter coisas, materiais e físicas; raros são os que deixam de se preocupar com o que o outro pensa de si e, por mais que tenham, nada os satisfaz.
    Há pessoas que carregam este sentimento a vida toda; não amadurecem, apenas envelhecem, querendo ser jovens, o que sabemos, é impossível.
    Há pessoas felizes? Sim!!! Há aquelas que param de olhar só para dentro e começam a ver o outro. Você pode não ser bonito, rico, alto, magro, cheio de títulos ou reconhecimentos. Não importa o perfil; seja quem for, quando entende que a verdadeira alegria está em estender a mão ao outro, torna-se feliz. Felicidade não é nada além de fazer o outro feliz. Um sorriso é reflexo do outro. Jesus nos ensinou este caminho em todos os seus atos. Deu amor, repartiu-se, em nada mostrou-se egoísta. Não dá pra ser feliz se o único campo de visão que você consegue alcançar é o seu próprio umbigo.
    Não vou citar a Bíblia, o livro que mais amo, mas vou deixar uma citação de Antoine du Saint-Exuperri (não sei bem se é assim o nome do autor do livro: O Pequeno Príncipe), mas, vamos à citação: "Se tu amas uma flor e esta flor se encontra numa estrela; é doce, de noite, olhar o céu...todas as estrelas estão floridas).

    ResponderExcluir
  4. Alegria é um estado de espírito, quando o Espírito de Deus está em nós.
    Não precisamos de mais nada aquele prazer em que sentimos nos eleva nossa alma e nos satisfaz nosso ego. As nossas primícias dividimos com os outros e a felicidade se completa. Buscamos compartilhar com alguém em nossa volta e sabemos o quanto é difícil achar alguém para compartilhar. Deus está sempre de braços abertos e então nos apegamos a Ele.

    Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança. Salmo:33:12

    Provérbios 3:13
    Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;

    Provérbios 3:18
    É árvore de vida para os que dela tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm.
    Quando encontramos alguém que aceita dividir esta alegrias as coisas se tornam fáceis e nos realizamos, completando assim nossas buscar de realização.
    Quando encontramos Jesus dividimos com Ele e Ele nos dá a direção do que fazer para ser Feliz.

    ResponderExcluir